Depressão e Religião

Homens e mulheres que se consideram intimamente ligados a alguma religião, tem menor probabilidade de tentativa de suicídio, afirma um estudo realizado pela Columbia University, em New York.

Os médicos envolvidos, chefiados pela Dra. Maria A. Oquendo, estudaram o assunto em 371 pacientes depressivos e afirmaram que 66% dos pacientes que informaram não ter nenhum tipo de ligação com religião já tinham tentado se matar. No grupo dos que afirmaram ter religião esse número caiu para 48%.

Um outro estudo anteriormente publicado mostrou que países religiosos têm menos tentativas de suicídio que países "sem religião". Outros estudos também já tinham sugerido que quanto maior é o grau de envolvimento com religião, menor é o comportamento suicida da pessoa.

Dra. Oquendo também notou que das pessoas que tentaram se matar, foram as pessoas que não achavam que suicídio era imoral e que não se importavam com responsabilidade familiar.

Em outra pesquisa recente ligada à depressão os resultados foram que uma em cinco pessoas que sofreram ataque de coração se tornam clinicamente depressivas. A pesquisa, postada no "Journal of the American College of Cardiology" diz que em 21 % dos casos investigados as pessoas desenvolveram depressão após um ano do acidente coronário. "Sintomas de depressão em pacientes com ataque de coração estão intimamente ligados a um declínio na saúde e a um acréscimo no risco de hospitalização e de morte", afirmou o Dr. Edward P. Havraneck, do Centro Médico e de Saúde de Denver, no Colorado, EUA.
Leiam também uma reportagem da Folha de São Paulo falando sobre depressão aqui. Essa reportagem foi publicada dia 29/12/04 - terça-feira.

(Conteúdo adaptado do jornal METRO, edição de Boston, do dia 28/12/04 - clique na data para baixar a versão completa do jornal em pdf)

As fotografias são, em ordem: Estátua de Buda, Jesus, o atual Dalai Lama e Allan Kardec. Estas imagens não estavam na reportagem original.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado