Folha Online - BBC - Universidade (Oxford) vai torturar cobaias para saber se fé alivia a dor - 12/01/2005

Folha Online - BBC - Universidade (Oxford) vai torturar cobaias para saber se fé alivia a dor - 12/01/2005

Sei que está um pouco atrasada a colocação da notícia, mas como os resultados vão demorar pelo menos dois anos para serem apresentados, acho que vale a pena saber da pesquisa para depois vermos o que a ciência vai dizer a respeito.
Alguns anos atrás durante um encontro espírita que participei, uma companheira nossa nos informou, em uma palestra, de um estudo a esse respeito, mas não com "torturas" e sim com esforços físicos. Lembro-me bem que ela frisou que o estudo mostrava que realmente a crença em algo superior fazia com que o fardo que um religioso carregava se tornava mais leve quanto mais fé ele tinha. Naturalmente não era o fardo que se tornava mais leve, mas era a resistência do organismo do religioso que se tornava maior, propocionando assim o alívio do peso através de reações químicas no organismo. Mas, sinceramente, como não lembro a fonte que ela informou, vou esperar a resposta desta nova pesquisa para ver qual será a conclusão.

Comentários

Anônimo disse…
Esse resultado eu vou esperar anciosa para ver. Esse com relação ao esforço físico acho que deve ser mais interessante, mas com relação ao da dor são as dores do corpo ou as dores da alma???
Bel

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado