Oscar 2005

Folha Online - Ilustrada - Veja a lista dos principais vencedores do Oscar 2005: - 28/02/2005

Lista e comentários do site Cinema em Cena sobre os ganhadores do OSCAR 2005

Bom, mais um ano de filmes e de premiações. Ontem coloquei o link para os piores do ano. Agora coloco a premiação dos melhores no OSCAR 2005.

Naturalmente nem todos concordam com a premiação, afinal de contas, ser melhor ou pior não depende só de uma pessoa. Além disso, depende de o que se procura em um filme ou em uma categoria para ele/ela poder ser considerado o melhor. Mas, como essa discussão nunca vai acabar as premiações servem para, pelo menos, gerar discussão em torno do assunto (além de aumentar o salário dos premiados).


O Melhor Filme de 2004 foi Menina de Ouro (Million Dollar Baby - clique no cartaz acima para vê-lo maior), uma história sobre uma boxeadora e seu treinador. Este filme, apesar de não ter ganho mais estatuetas, foi considerado o maior ganhador por ter conseguido quatro das seis principais categorias do Oscar. Além de Melhor Filme, levou também Melhor Atriz (Hillary Swank - que ganha sua segunda estatueta de melhor atriz, tendo sido indicada duas vezes para essa categoria), Melhor Diretor (Clint Eastwood - que dentre três indicações como melhor diretor ganhou duas) e Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman - que anteriormente já havia ganho três Oscars).


Hillary Swank - Clint Eastwood - Morgan Freeman

Apesar de ter ganho cinco Oscars, O Aviador (The Aviator), do diretor Martin Scorsese (Gangues de Nova Iorque, Cabo do Medo, Os Bons Companheiros) foi o filme que saiu da cerimônia como sendo o grande "perdedor" por ter concorrido em quatro das seis principais categorias (Filme, Diretor, Ator e Atriz Coadjuvante) e ter ganho "apenas" a de Melhor Atriz Coadjuvante (Cate Blanchett (ao lado) - que já tinha sido nomeada uma vez, mas ganhou ontem seu primeiro Oscar).

Vale ainda anotar que Os Incríveis (pelo qual eu estava torcendo) ganhou duas estatuetas (Melhor Longa de Animação e Melhor Edição Sonora) e Diários de Motocicleta (dirigido pelo Brasileiro Walter Salles) ganhou a estátua pela Melhor Canção Original. E a melhor Trilha Sonora ficou com o filme Em Busca da Terra do Nunca (Finding Neverland) do compositor polonês Jan A.P. Kaczmarek.

Finalizando, o prêmio de Melhor Ator ficou com Jamie Foxx (ao lado) por sua atuação em Ray (Ray) filme que conta a história do cantor americano Ray Charles. Jamie Foxx também concorria em outra categoria no mesmo Oscar (Melhor ator coadjuvante por seu papel em Colateral (Collateral)). Ray ainda ganhou uma estatueta por Melhor Mixagem de Som.

É isso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado