Corona

Total Solar Eclipse Composite by Andreas Gada and Jerry Lodriguss (em inglês)

Estou numa fase astronômica. Não de dinheiro, mas da falta dele... E também porque tenho me impressionado ultimamente com algumas fotos de coisas relcaionadas com o céu, que sempre me fascinou desde muitas eras...

Falei alguns dias atrás de Eclipse Solar e encontrei uma outra fotografia relacionada a esse evento extraordinário. Vejam só:




Corona é a atmosfera solar que se extende por todo o Sistema Solar e além. Quando há o Eclipse Total, vemos esse círculo luminoso atrás da Lua. É a Atmosfera solar escapando da Lua. Vista pelo olho humano, que tem uma precisão incrível, esse efeito tem uma conformação. Entretanto, quando se tenta registrar esse efeito em filmes fotográficos, se perde muito, pois mesmo os melhores filmes não abarcam todo o espectro luminoso que nosso olho pode enxergar.

Essa foto na verdade é uma união de váris fotos tiradas no mesmo local com filmes de diferentes capacidades de registro luminoso e com velocidades de registro variáveis. Após registradas, houve um trabalho imenso de composição das fotos para que o resultado final saísse o mais próximo possível do que o nosso olho consegue captar.

Segundo a página onde a foto se encontra (veja link no início) na época em que as fotos foram tiradas (Eclipse total de 1998), o computador dos homens que fizeram a montagem trabalhou por trinta horas para que o resultado fosse esse.

Espetacular!

Comentários

Anônimo disse…
oi filho bom dia
Que foto maqnifica! Para não dizer Divina.
Porém 30 horas é muito ou pouco para uma foto dessa.........?
Porque para tu chagares ,passei mais de 6000h esperando te ( nesta vida)e para voltares será quantas horas?
saudade
te amo bijus Mainha
Anônimo disse…
Oi Tatá....quando vi essa foto achei parecido com uma luz em cima de um lençol azul.....tão lindo...depois me lebrei daquelas portais que se abrem desenhos animados....aquelas coisas tipo caverna do dragão que, ou vc entra, ou a porta se fechará.....Mas com essa cor está mais para algo do tipo he-man....
Acho que viajei, mas que sentido têm tudo isso se não viajarmos sempre..Vc que o diga!!
Bjos
Anônimo disse…
totos

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado