Edison, perseverança e genialidade


"Gênio é um por cento inspiração e noventa e nove por cento transpiração. Consequentemente, um "gênio" é frequentemente apenas uma pessoa talentosa que fez todo o seu dever de casa."
Thomas Alva Edison (1847-1931)

Nascido em Ohio, nos Estados Unidos em 11 de Fevereiro de 1847, Thomas Edison é considerado por muitos como o maior inventor que já passou pela face da Terra.
Apesar de ser mais conhecido como o inventor da lâmpada elétrica, Edison tem registradas em seu nome 1093 patentes de inventos. Suas invenções mais importantes são a própria lâmpada elétrica, o fonógrafo (o tetravô dos nossos DVDs áudio de hoje) onde introduziu a idéia de gravação sonora. Patenteou a primeira máquina de produzir filmes (cinema). Também inventou a bateria alcalina com lítio em 1908. E a lista poderia continuar até nos cansar.
Por falar em cansar, essa era uma palavra que não existia em seu dicionário. E é daí que tiro uma de suas mais conhecidas histórias, que pode até não ser verdade, mas reflete exatamente o que era a sua maior característica: jamais desistir.
Conta-se que um dia, após mais de 700 tentativas para fazer a lâmpada, seu assistente pessoal chega para ele e fala:
- Sr. Edison, nós já tentamos mais de 700 vezes fazer essa sua invenção funcionar, mas não conseguimos fazer nada. O senhor não acha que já está na hora de parar?
- Meu filho (imagino que ele pode ter dito isso), agora é que não podemos parar mesmo.
- Por que? - indagou o auxiliar.
- É que agora já sabemos mais de 700 formas de como não fazer o que quero fazer. Estamos cada vez mais perto de conseguir...

Essa é uma característica que se sobressaiu em toda sua vida. Perseverança. Nunca desistiu antes de começar algo se realmente era aquilo que desejava.
Edison morreu de causas naturais em 18 de Outubro de 1931. Deixou um legado impressionante.
E uma luz inapagável!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado