Natal 08


Lajedo de São Rafael
São Rafael/RN

O Lajedo de São Rafael, um dos Sítios Arquológicos e Paleontológicos do nosso estado, bem como o Lajedo de Soledade em Apodi, é uma ótima opção para turismo ecológico/cultural.

Podem ser encontrados nos fundos das piscinas naturais no lajedo, ossos de preguiças-gigantes, tigres dente-de-sabre e outros animais que lá estiveram. Encontra-se também inscrições rupestres de antiquíssimos habitantes.

O município de São Rafael dista aproximadamente 210Km da capital e é um local belíssimo de se ver e conhecer. Veja alguns links para mais informações.


Mudando um pouco de assunto mas ainda ficando no RN, na última vez que falei sobre nosso Estado, coloquei informações sobre os Parrachos de Maracajaú. Um dos comentários ao post foi o seguinte:

"Não sei se vai ajudar muito, mas morei por 4 anos em Maracajaú e o que pesquisei é que Maracajaú quer dizer Rio dos Maracajás, em Potiguar, ou o lugar onde os gatos maracás bebem água. Parrachos é como os nativos da região chamam as formações de corais."

Ajuda bastante. Queria agradecer muito ao internauta Raul Vieira Neto que me mandou esta informação.

Em uma outra ajuda vinda da minha mãe e da minha irmã Turismóloga, vem uma informação também interessantíssima.

O sufixo -acho em língua portuguesa é utilizado também como diminutivo em algumas palavras, como riacho, por exemplo. Parra é ramo de videira (planta que dá uva). Assim, por composição, pode ser também que parracho seja um diminutivo para algum tipo de alga que exista nas formações de corais chamadas pelos nativos de parrachos.

Quanto a Maracajaú, a única informação que consegui até agora, e que faz bastante sentido para mim, é a que Raul nos informou.

Porém, continuo na busca por mais informações e/ou confirmações.

Um grande abraço para todos.

Comentários

Anônimo disse…
Ei, a bonequinha do blog é Ana Jussara? Ou vc virou travesti para ganhar a vida aí em Boston? hehehehe.

Beijos,
Rosinha
Anônimo disse…
Oi...essas informções são realmente importantes. Fiquei curiosa a respeito dos parrachos e de Maracajaú.

Bom, mas e quanto as celebridades??Vc disse que nós podíamos cobrar e eu o estou fazendo.

Sei que vc está ocupado, mas tente colocar alguém importante por aqui....Além de todas as pessoas e coisas importantes que vc sempre tem falado...Vir aqui é um vício.
Bjo
Anônimo disse…
Grande Mack,
a propósito de lajedos do RN, a revista "Viagem e Turismo", de abril, traz uma reportagem sobre o Lajedo de Soledade, que tanbém fica no Oeste e tem sua importância arqueológica e turística. Mas o ponto é a foto de 2 páginas que abre a matéria. O personagem? O nosso estimado André Arruda.
A matéria já havia saído em nosso site Planeta Jota (e continua lá, na seção JM na Viagem), há algum tempo, mas sem as fotos. Mas agora o Arruda virou estrela nacional...

Abração,

Jomar

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado