Florence, Gráficos e Dedicação

"A isso eu atribuo meu sucesso: nunca dei nem aceitei desculpas."
Florence Nightingale (1820-1910)

Esta incrível mulher foi quem definiu o que hoje em dia chamamos de Enfermagem. É como se houvesse, na enfermagem um A.FN. e um D. FN. (Antes dela e Depois dela). Jamais se casou pois revelou aos pais que uma dia, em um sonho, Deus falou para ela que ela tinha uma tarefa a cumprir. E ela, crendo que a tarefa seria grande, se estivesse casada não iria poder realizá-la. Na sua época, ser enfermaira era só para gente muito pobre e a reputação de quem trabalhava com "isso" era péssima. Para se ter uma idéia, as enfermeiras nessa época também eram cozinheiras e prostitutas.
Sua carreira realmente se inciou em 1844 quando anunciou à sua família a sua intenção. Após diversos anos, quando já contava com um treinamente realizado na Alemanha, sugeriu diversas mudanças na enfermaria onde trabalhava. Encontrou muitas dificuldades, principalmente porque os médicos não aceitavam suas propostas. Mas seguiu em frente e com suas mudanças, principalmente na higiene dos hospitais, reduziu a taxa de mortalidade dos pacientes que era de 40% para apenas 2%!
Trabalhou na Guerra da Criméia entre 1854 e 1857, onde há registro de ter tratado de mais de 2000 pessoas.
Tendo nascido na Itália, mas sendo Inglesa por seus pais, retorna à Inglaterra como heroína pelos tratamentos que dedicou aos feridos da guerra.
Lá, por causa do que havia feito para tratar dos doentes, um fundo é criado para arrecadar dinheiro. Com esse dinheiro ela abre a Escola de Treiamento Nightingale (Nightingale Training School) que hoje é chamada de Escola de Enfermagem Nightingale (Nightingale School of Nursing). Ainda abriu uma escola de medicina e inventou um gráfico (Diagrama polar de área - veja desenho original ao lado), que evoluiu para o que hoje conhecemos como gráfico de pizza ou de torta. O utilizou para representar graficamente percentagens e dados de uma forma mais compreensível para os que não entendiam as tabelas.
Ainda realizou muitas outras coisas até quando desencarnou aos 90 anos de idade. Hoje, o dia da enfermeira é em homenagem a ela no dia de seu nascimento, 12 de Maio.

Grande Matemática, excepcional Enfermeira, mas acima de tudo Grandiosa Mulher. Deus te abençoe Nightingale e obrigado por ter vindo nos ensinar com paixão a compaixão e o carinho que devemos ter para com aqueles que sofrem e que precisam de cuidados. Façamos como ela, não demos nem aceitemos desculpas, trabalhemos, façamos o bem sempre!

Florence em seus últimos anos de vida

Comentários

Anônimo disse…
Yo no sabía que esta mujer había usado la estadística de tal manera que fue un fenomeno donde podia ser medido objetivamente y analizado matematicamente la muerte prevenible de los militares durante la guerra. También desarrolló una Fórmula Modelo de Estadística Hospitalaria para que los hospitales recolectaran y generaran datos y estadísticas consistentes. THANKS MACK!
Anônimo disse…
nossa...
a medicina q hj tao admirada...
Essa mulher deve ter lutado muitos por todos esses prestigios q temos hj dentro da area hospitalar...
nunca procurei saber sobre como sugiu a enfermagem...mais hj lendo fiquei admiradaaa...
Claru essa estava muito bem acompanhada,estava com Deus... e acreditou nos planos de Deus...
poderia definir ela com duas palavras...
"MULHER VITORIOZA"

parabens pelo blog...esta excelente..

bjusss

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado