Analema

Analema na GréciaNão canso de dizer a mim mesmo, e agora àqueles que me acompanham por aqui, o quanto eu ainda preciso aprender. O mais interessante que acho disso é que no íntimo, todos sabemos disso, mas parece que nós esquecemos, pois temos a mania de querer ser o centro das coisas.

No passado queríamos que a Terra fossse o centro do universo. Descobrimos que era puro orgulho. Depois foi o Sol que passou a ter essa posição. Apenas para que depois quebrássemos a nossa cara novamente. Pelo menos até então, o centro do universo eram sempre coisas grandes e à medida que iam perdendo a categoria, o centro do universo ia aumentando de tamanho. A Terra, depois o Sol...

Quer dizer, o centro do universo continuou aumentando nas nossa mentes, pois escolhemos a mior de todas as coisas (além de Deus) para ser o centro do universo. Colocamos o centro do universo em cada um de nós. Para isso temos duas palavras que bem descrevem essa situação: Egoísmo e orgulho.

Quem sabe um dia conseguiremos no livrar dessas pechas, desses vícios de caráter, desses defeitos que ainda teimamos em alimentar e que são quase insaciáveis, como cânceres a nos consumir...

Mas, vocês podem estar perguntando, o que tem isso tudo a ver com a figura e o título do post? O que danado é Analema?

É mais uma coisa que aprendi. E esse post deveria ter sido apenas sobre ela e não sobre minha "descoberta" de como ainda sou egoísta e orgulhoso... Mas, sigamos.

Analema é exatamente o que a figura acima representa. É a figura geométrica parecida com um 8 que o sol faz no céu durante um ano inteiro na mesma hora de cada dia do ano. Não parece simples, mas é assim: se a gente marcasse no céu a posição em que o sol se encontra todos os dias do ano na mesma hora, o desenho no céu seria parecido com esse oito da foto acima.

Temos também o analema da Lua, que toma uma forma parecida. Veja foto abaixo.

Analema Lunar
E abaixo vemos um Analema simulado visto da superfície marciana.

Analema Marciano
Pois é, vivendo e aprendendo... a ser menos orgulhoso e egoísta.

Comentários

Anônimo disse…
WOW, Mack! jamás hubiera imagino que eso existe y eso que me gusta la astronomía. Gracias por compartir con nosotros esas bellas imagenes y aprender mas acerca de lo que es el universo.

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado