Planos para o futuro

Como diz o Sr. Saraiva, aquele personagem "meio" grosso de um dos programas de comédia da Globo, hoje vou entrar de sola. :) Brincadeiras, à parte, vou falar de um tema que me fascina. Linguagem.

É interessante a capacidade humana de se comunicar. Sabemos entretanto que não são só os humanos que se comunicam. Quando olhamos as formigas sabemso que elas estão se comunicando quando passam uma spelas outras. Ou então macacos, baleias, até mesmo flores se comunicam quando soltam no ar cheiros e pólem a indicar que estão prontas para serem fecundadas e para fecundar. Assim, não somos só nós que nos comunicamos.

Agora, o que é que faz a gente ser especial em termos de comunicação? Na minha concepção é que a nossa comunicação é mais, muito mais complexa que as comunicaçãos dos animais e das plantas. E, por ser mais complexa, conesguimos alcançar estágios de compreensão mútua que nenhum outro ser vivo consegue.

Entretanto, e exatamente por causa de toda essa complexidade, muitos de nós não nos damos conta que também alcançamos estágios muito maiores de "incompreensão". E, infelizmente, quando chegamos nesse nível, nos tornamos "piores" que os animais e as plantas, pois eles, apesar de toda limitação, estão sempre se entendendo.

Quantos de nós já pensamos sobre isso? Temos realmente sido melhores que animais e plantas ou estamos ainda no limiar da animalidade? Será que não é uma de nossas principais tarefas na Terra desenvolvermo-nos para além do que Deus nos colocou de exemplo? Ou seja, nos tornarmos cada vez melhores em vez de nos tornarmos, muitas vezes, piores que aqueles a quem chamamos de "animais"? Quais são os nossos planos para o futuro?

Bom, é aqui que "entro de sola". Quantas vezes já ouvimos essa expressão "planos para o futuro"? E mais, quantas vezes nós já a repetimos? Já paramos pra pensar sobre ela? Ou será que alguem de nós aqui é capaz de fazer planos... para o passado? Será que muitas vezes em vez de simplificar a comunicação, não estamos inventando coisas demais para complicar ainda mais a nossa vida?

Que tal essa outra: vamos encarar de frente aquele problema... Bom, seu sei que tem gente que tem duas caras, mas creio que de qualquer modo, quando enCARAmos algo, tem que ser de frente, não é?

Espero que eu tenha conseguido me comunicar bem hoje.

Um beijo "animal" em todos.

Comentários

Anônimo disse…
oi CARA bom dia.
Para não encher de CARAminholas seu blog, venho aqui pra te enCARAr logo cedo e realmente concordar com vc.
Hoje conversava com uma amiga e dizia: -não vamos fazer planos..vamos agir...é o melhor que fazemos.
Pois é meu CARO mackenzie, serah que ja descobrimos de quantas maneiras nos comunicamos?
beijos
te amo
mainha (curupira)
Anônimo disse…
Mackenzie amigo,

Às 6h da matina, emergindo da sombra acolhedora da madruga, estou aqui, "encarando de frente" seu blog. Constato, feliz, que ele permanece firme e forte no espaço democrático da Internet.

Faço "planos para o futuro" de voltar aqui mais vezes, após o recesso motivado pelos muitos afazeres profissionais.

Abraço-o fraternalmente e vibro por sua paz.

Jomar Morais
Anônimo disse…
Oi amado...
Já estava com saudades de suas palavras.
Vim aqui ontem mas era o mesmo que eu já havia lido.
Adorei o de hoje.
Mas o que mais gostei mesmo foi do que deixou no nosso flog.
Preciso continuar para poder alcaçar os sonhos e resolver os dramas que eu mesmo crio.
beijos no seu coração e mais uma vez muito obrigado mesmo pelo seu amor e seu carinho.
Te amo sempre.
Anônimo disse…
Olá amigo! reparei que sempre visita meu blog, obrigada e seja sempre bem-vindo!
grandes abraços, Tatiane.

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado