Visão e verdade

Lua Jerimum Vista na Antártica

O quanto podemos confiar nos nossos sentidos físicos para sabermos que uma coisa é verdade?

Científicamente sabemos que a lua é uma esfera (ou quase). Entretanto, mesmo que não seja uma esfera perfeita, sabemos que ela é muito mais redonda que o que aprece nesta foto. Então, como explicar o efeito? Em quem confiar? Nos olhos que a vêem arredondada todos os dias ou em olhos que a vêem assim uma vez ou outra?

Temos que ter cuidados sérios com as aparências, pois normalmente quando vemos uma pessoa, a julgamos rapidamente por apenas uma única vez que as vemos. Se fôssemos julgar a lua por esse fotografia, o que diríamos que ela era, circular ou elipsóide?

Falando especificamente sobre a foto, ela foi tirada na Antártica e a lua está achatada por causa da refração da sua luz pela atmosfera. A luz é sempre refratada (desviada) quando atravessa meios diferentes (como a água e ar, por exemplo) Para testar, coloque um lápis num copo com água e você verá o lápis meio que quebrado, como na foto ao lado. No caso da lua, quanto mais perto do horizonte mais sua luz (a luz que ela reflete vida do sol) é desviada, por isso essa deformação aparente.

Prestemos bastante atenção para percebermos quando é que nossa percepção está refratando a imagem que fazemos das outras pessoas, pois elas também podem estar tendo a mesma impressão distorcida de nós.

Um grande abraço e boa semana, sem distorções, a todos.

Para saber mais
APOD - 25/11/2005 (en)

Comentários

Anônimo disse…
Oi Mack, muito interessante esse post.

Muito obrigada pelos comentários em meu blog.
Prometo tentar melhorar as cores do mini mural...

Beijos e um ótimo dia
Li
Anônimo disse…
Hola Mack! SAludos!!!! Espero que estes muy bien te mando un abrazo y yo si creo en las "corazonadas" K:)
Anônimo disse…
Oi amado...
Adorei o novo mode de ver a lua e de ver o lápis.
Ahahahha
Normal...
Mas hoje vim bem rapidinho desejar que o seu dia seja lindo e que o seu final de semana seja maravilhoso.
Esse final de semana é de carnatal... mas eu acho que nem vou.. vou ficar em casa assistindo filmes com Joselson que já chegou.
Curta bem o seu.
Depois eu te mando umas fotos que tirei no Natal Shopping esta lindoooo o tema é de Mauricio de Souza.. imagina como esta lindo.
Se der certo vou no MidWay nesse final de semana tb tirar foto.
Dai te mando tb.
Beijos
Amo vc.
Anônimo disse…
Oi Mack, eu disse que voltava, não foi?Pois bem, estou e resolvi postar sobre esse post que achei tão interessante. Conhece a historinha da mulher que olhava pela suja os lençois da vizinha?Quando vi seu post lembrei logo dela.
Pensemos...
Bjos

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado