Don Giovanni, Mozart

Num post anterior, escrevi sobre termos experiências diferentes e que dificilmente podem ser explicadas se não forem vivenciadas. Creio que foi quando falei da neve alguns dias atrás.

Semana passada tive a oportunidade de viver uma outra experiência bastante interessante e que entra no rol das que precisam ser experimentadas para se saber exatamente o que é. Fui assistir a uma ópera aqui em Boston.

Mesmo não sendo uma ópera realizada por sopranos, tenores, baixos ou contraltos famosos, é algo de impressionar aos nossos ouvidos, aos nossos olhos, a nossa mente e o nosso espírito. Fantástico.

E, para complementar a experiência, a ópera não foi nada mais nada menos que Don Giovanni de Mozart. Para os que não conhecem muito, como eu mesmo não conhecia antes de pesquisar, Mozart não apenas compôs sinfonias, concertos e sonatas. Ele também foi responsável por revolucionar as óperas. Suas óperas mais famosas são essa - Don Giovanni -, As Bodas de Fígaro e A Flauta Mágica. Mas naturalmente ele compôs algumas outras.

A história de Don Giovanni é baseada na famosa história de Don Juan (daí o nome em italiano de Don Giovanni) e conta a história desse nobre italiano que desejava conquistar todas as mulheres e por causa disso se mete em confusão após matar o pai de uma das mulheres que desonrou. Apesar da sensualidade e da comédia na peça inteira, a ópera apresenta níveis bastante profundos de interpretação como os choques de classes (proletariado, nobreza e algo entre essas duas), como a noção de o que é realmente liberdade e até onde o poder nos influencia a vida. (A foto ao lado não é do espetáculo que fui assistir. Esse aí é Don Giovanni em uma outra adaptação representada pelo ator Italiano Luca Casagrande)

Musicalmente impressionante e artisticamente impecável para o nível que foi apresentada, foi uma experiência realmente inesquecível. Como eu falei no post da neve, espero que vocês um dia possam assistir também uma ópera.

Um beijo opereta para vocês.

Comentários

Anônimo disse…
FIGARU FIGARU FIGARU FIGARUUUUUUU!!
hehehehehehe! Ei so naum entendi uma coisa era um opera com peça !?

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado