Água, Ciência, Filosofia e Religião

"No princípio criou Deus os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas."

Estes são os dois primeiros versículos da Bíblia, na Gênesis (escrita provavelmente uns 1330 anos antes de Cristo). Deus primeiro criou os céus e a terra. Logo depois de criar primeiro os céus e a terra, ele já pairava sobre a face das águas. Mas, como se ele ainda não havia criado as águas?



Tales de Mileto, um dos mais antigos e famosos filósofos pré-socráticos (por volta de 600 anos antes de Cristo) dizia que a água era a substância única de todas as coisas. Dizia que a Terra boiava sobre um oceano de água e que a água é a causa material de todas as coisas.

Será que preciso comentar sobre estas afirmações de Tales de Mileto? Fica esquisito pensar que ele realmente achava, por exemplo, que a água era a substância principal do fogo...



Um tempo atrás apareceu uma notícia que foi uma verdadeira "revolução científica". Alguns cinetistas de fundo de quintal começaram a afirmar que conseguiram criar uma água super-oxigenada, com quase 700% a mais de oxigênio dentro dela, o que faria com que o organismo absorvesse mais oxigênio e que assim os atletas teriam mais oxigênio disponível.

Bom, sabemos que a água é formada por duas moléculas de Hidrogênio e uma de Oxigênio (H2O) e que quem absorve o oxigênio que consumimos são os nossos pulmões. A não ser que virássemos peixe para conseguirmos extrair oxigênio de água e que essa água realmente fosse possível, essa até que poderia ser uma verdade científica...



Albert Einstein tem uma frase que me inspirou a procurar um assunto para falar hoje. Ele disse certa vez que: "Ciência sem Religião é manca; Religião sem Ciência é cega." Como o que ele disse é uma frase filosófica, poderíamos acrescentar, sem ter medo de errar que "Fiolosofia sem Ciência e Religião é improdutiva; Ciência e Religão sem Filosofia são inertes".

Tudo que foi criado tem o seu propósito. As ciências, sejam elas Científicas, Filosóficas ou Religiosas são todas, sem excessão, uma parte de um todo maior e que estamos em busca de compreender melhor a cada dia que passa. Uma não pode viver sem a outra e Einstein foi um sábio que percebeu a grandeza dessa verdade e procurou, sempre que pode, divulgar essas verdades universais. Cabe a nós compreendermos e fazermos a nossa parte na integração das matérias; cabe a nós sermos multidisciplinares.

Ah, e usei o tema da água por vários motivos, mas aqui vou falar apenas de um.

Hoje, 22 de março, é considerado pela Organização das Nações Unidas como o dia Internacional pela Água (ou da Água). Este dia foi criado em 1992 durante a famosa ECO92 Realizada no Rio de Janeiro e, apesar de haver muita reclamação sobre o que foi discutido e sobre os resultados do encontro, foi um marco histórico na luta por um ambiente mais saudável pelo nosso planeta.

Minhas perguntas são as seguintes:
  1. O quanto procuramos equilibrar a opinião da ciência, da filosofia e da religião em nossas vidas? Sempre falamos que puxar a sardinha mais para um lado (quando não é o nosso lado) é nocivo; será que não temos feito o mesmo com relação a esses três aspectos da Vida em geral?
  2. O quanto a água é importante na nossa vida? Podemos viver sem água? O que temos feito para economizar, para gastar menos e para desperdiçar menos? (E não vale dizer que para economizar água está tomando menos banho:D )
Um beijo bem leve, bem pensado e bem meditado em todos. E boas reflexões, seja na mente, no espelho ou nas águas turbulentas, mas seguras, no oceano da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado