Brasil e França

Não escrevi nada sobre a Copa até agora, mas hoje é um dia especial.

Mais uma vez nas copas o Brasil vai encontrar com a França em um jogo. Esse não é um confronto inédito.

Quem não se lembra da final da Copa de 1998 na França quando o Brasil perdeu para realmente o melhor time daquela Copa? 3 a 0 incontestáveis e uma Brasil irreconhecível. Mas Zinedide Zidane (ao lado) e companhia realmente jogaram muito. Precisamos acabar com essa história de sempre querer achar culpados para as coisas de "ruim" que acontecem conosco. Precisamos dar a César o que é de César. A França jogou muito naquele dia. Ponto final.

Entretanto, o confronto de 98 foi precedido por um de 1986. Com os resquícios de uma seleção que foi considerada a melhor seleção de todos os tempos a não ganhar uma copa - a Canarinho de 82 com Telê Santana - o Brasil de Zico, Sócrates, Careca e Casagrande em 86, ainda comandados pelo mestre Telê, caiu nos pênaltis após um empate de 1 a 1 com a França de Michel Platini (ao lado). Esse jogo foi impressionante pela quantidade de pênaltis perdidos por jogadores de alta qualidade. Sócrates, o Doutor, perdeu um pênalti cobrado com um estilo de cobrança que até hoje só vi com ele. Zico perdeu pênalti durante o jogo e Platini também perdeu um nas cobranças finais. Finalmente fomos eliminados por 4 a 3. Era um jogo de Quartas de finais.

Mas esse ainda não foi o primeiro jogo entre "Les Bleues" e os "Canarinhos". Em 1958, na Copa em que o Brasil conquistou seu primeiro título, ganhamos de lavada na semifinal de 5 a 2. Pelé fez "apenas" 3 gols. Os outros dois foram feitos por Vavá e Didi. Um dos da França foi feito por Just Fontaine, o artilheiro daquela copa com 13 gols (recorde de gols em uma única copa). O mesmo placar foi repetido pelo Brasil na final. 5 a 2 contra a Suécia. O primeiro título da série de 5. Até agora.

Hoje, 1º de julho, o Brasil e a França se enfrentam mais uma vez. E mais uma vez pelas Quartas de final. Quanto será o jogo de hoje?

Todos estão falando que é uma revanche pela Copa de 1998 onde perdemos por 3 a 0. Eu, e meu irmão concordamos e achamos que essa é uma revanche pela eliminação em 1986. A final de 1998 foi mais revanche da França pela derrota em 1958 por 5 a 2 (a mesma diferença de gols - 3).

Sendo, portanto, uma revanche de 1986, onde fomos eliminados nos pênaltis, creio que o mesmo se dará hoje. Acho que o jogo terminará empate e sofreremos até o fim, mas sairemos classificados. Naturalmente não é esso meu desejo. Gostaria que ganhássemos de 4 a 1, mas aí já seria demais... :)

De qualquer modo, será um grande jogo. E pra mim tem um gosto especial pois gosto muito da França (e quem me conhece sabe o quanto isso é verdade), mas percebo, mais que nunca que sou Brasileiro acima de tudo. Assim, Brasil, Brasil, Brasil!!!

E, para homenagear o nosso país, duas fotos especiais do meu irmão Hendrick e seu filho queridíssimo Pietro. E quem estava por trás da câmera? Claro, a "mãezonazinha" Dani...

Newton, MA - 28 de maio de 2006
No parque, antes da copa, mas já se preparando.
Ô sorisso lindo!

Newton, MA - 28 de maio de 2006
No mesmo parque.
Um é uma criança.
O outro parece uma.
Quem é quem?

Beijo Bem Brasileiro

Comentários

Anônimo disse…
Oi Tatá...
sem revanches, mas considerando que a França jogou um bolão!!
Fazer o quê?! acho que o brilho da constelação se auto-ofuscou...
beijos e as fotos estão todas lindas e os comentários 10!!
Da fã!
Anônimo disse…
Oi Mackenzie, td bem? Infelizmente não foi dessa vez e mais uma vez a França ganhou. Muito lindo seu sobrinho, bjs
Anônimo disse…
Oi Tatá!
Estou com a impressão enorme que aquilo foi uma pequea compra. Na minha cabeça não tem condição de jogadores e comissão técnica estarem tão apáticos daquela forma.
Mas ao mesmo tempo que isso pode ser uma desculpa para 'explicar' a derrota do Brasil. Aliás, daseleção brasileira porque graças a Deus, nós não somos só futebol apesar de muita gente só lembrar-se desse país maravilhoso de quatro em quatro anos, nós temos muitas outras coisas boas.
Bjos com saudades

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado