Plutão Rebaixado

Na guerra dos planetas, Plutão, apesar do nome que inspira algo gigante, perdeu a batalha! :) Na minha opinião ele perdeu justamente. Como informação inicial, por exemplo, Plutão é menor que a nossa Lua. É estranho que ele tenha sido considerado planeta até hoje.

Mas o "problema" é que, até ontem, a definição de Planeta não existia cientificamente. Hoje ela já existe.

Na Assembléia Geral de Astrônomos de 2006, realizada em Praga, na República Checa, Plutão foi finalmente demovido da categoria de Planeta pois Planeta é: "Um corpo celeste que orbita ao redor do sol, que tem massa suficiente paraque sua gravidade intrínseca o vença as duras forças internas e o transforme em um objeto aproximadamente esférico, e que haja limpado a vizinhança ao redor de sua órbita (A celestial body that is in orbit around the Sun, has sufficient mass for its self-gravity to overcome rigid body forces so that it assumes a... nearly round shape, and has cleared the neighbourhood around its orbit)". Com essa definição ficou impossível argumentar que Plutão é um planeta...

Oficialmente agora os livros de ciência terão que ser reescritos e os planetas ("Planetas Clássicos") serão apenas oito: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Netuno e Urano.

Plutão a partir de agora será considerado um planeta anão, como outros objetos aproximadamente do seu mesmo tamanho que orbitam o nosso Sol. São eles: "Xena", Plutão, "2005 FY9", "2003 EL61", "Sedna" e "Quaoar" (Veja figura deles em relação à Terra abaixo).

Veja aqui meu último post [:(] onde falei sobre os planetas em que Plutão ainda era considerado como um. "Escala"

Comentários

As lendas disse…
Olá...
Faz tempo viu que não venho aqui.
Mas cá estou de novo.
Tadinho do Plutão.
Mas se ele ainda fosse planeta aumentaria as quantidades não?
Nem sei do que estou falando.
Melhor deixar pra lá.
Só entendo de comer e de fazer o que comer. ahahahaha
Saudades de vc.
Te amo de montão.
prometo vim aqui mais vezes.
Beijos
Anônimo disse…
Oi, Meu amado amigo!
Grandes conhecimentos ainda nos espera. Precisamos acreditar que o homem esta sempre em crescimento e levando seus conhecimentos para o bem da humanidade. Beijos Analeta
kleine kaugummi disse…
é, tadinho dele, mesmo.

pôxa-pôxa, q moço mais sabiiiido :)

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado