Relembrando Apollo 11


Remembering Apollo 11 - The Big Picture - Boston.com (in English)

40 anos atrás, dia 16 de Julho de 1969, os primeiros seres humanos a pisarem na Lua eram catapultados no espaço. A nave era a Apollo 11 e os seus astronautas se chamavam Neil Armstrong - o primeiro homem a pisar na lua -, Michael Collins e Edwin "Buzz" Aldrin Jr.

Na imagem acima vemos o momento de saída do módulo lunar da superfície lunar em direção à espaçonave que ficou "estacionada" na órbita da Lua. Ao ver o módulo Águia (Eagle module) se aproximando da nava para poderem retornar à Terra, o astronauta Michael Collins (que estava em órbita da Lua) relembra quando tirou a fotografia:

Aos poucos eles se aproximavam e cresciam na minha visão, firmes, como se andassem em trilhos e eu pensei 'Que visão maravilhosa' e precisa ser registrada. Quando procurava minha câmera Hasselblad, de repente a Terra apareceu no horizonte, diretamente atrás da Águia. Eu não poderia ter ensaiado nada melhor, mas o alinhamento não fui eu que fiz, foi apenas uma feliz coincidência. Eu suspeito que muitas das boas fotografias acontecem assim com acontecimentos serendipidosos que estão fora do controle do fotógrafo. De qualquer modo, à medida que eu clicava, eu notei que pela primeira vez, em um único quadro, apareceram três bilhões de terráqueos, dois exploradores e uma Lua. O fotógrafo, claro, estava discretamente fora da foto.

Como os antigos navegantes (Cristóvão Colombo, por exemplo) que saíam de seus portos e não sabiam se iriam voltar sãos e salvos da viagem, mas tinham em suas mentes e corações a determinação, tenacidade e coragem de enfrentar os seus medos e suas incertezas em busca de algo que sabiam podia transformar o mundo, estes viajantes mudaram o nosso modo de perceber o mundo.

Que possamos ter em nossas vidas íntimas pelo menos um pouco dessa vontade ativa de buscar construir algo melhor dentro de nós. Só assim poderemos, como eles, desbravar novos caminhos íntimos, edificando homens e mulheres melhores para, juntos, formarmos um mundo melhor e mais bonito, com todos aparecendo na mesma foto, como a grande família que somos.

Um abraço do tamanho do que a foto acima representa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado