Estranho Demais 18

SuperCash Numbers Repeat Twice in 10 Days (English)

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Bom, é exatamente por isso que existe uma ciência dentro da matemática que se chama Estatística.

Quando dizemos a frase inicial, o que realmente estamos querendo dizer é que a probabilidade de um raio cair duas vezes no mesmo ponto é tão pequena que podemos até dizer que ele nunca cai no mesmo lugar mais que uma vez.

Esta notícia não é sobre um raio, mas sobre um jogo de loteria. Qual é a probabilidade de em duas extrações de uma loteria tipo a Sena, onde saem seis números ao acaso, realizadas em dias diferentes (dez dias depois), saírem os mesmos números? Todos nós diríamos que é impossível, com a mesma certeza sobre o raio que nunca cai duas vezes no mesmo local.

Pois é, mas em Wisconsin, um estado Norte Americano, em 30 de Janeiro de 2006 e 9 de Fevereiro de 2006 os mesmos números saíram! 4 (quatro), 5 (cinco), 10 (dez), 16 (dezesseis), 25 (vinte e cinco) e 29 (vinte e nove). Nessa loteria os números são sorteados entre 1 e 39.

Na primeira vez ninguém acertou os seis números. Na segunda, três pessoas diferentes acertaram e cada um recebeu US$350.000,00 (dólares americanos).

Apesar do que diz a reportagem, entretanto - o que se acredita é que foi um erro de escrita - a probabilidade de isso acontecer é de 1 (uma) em 3.262.623 (mais de três milhões).

É, apesar de sabermos que pode acontecer, podemos dizer que realmente um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. :) Será que podemos mesmo?

Um abraço em vocês. No mesmo lugar!

Para ler mais

Comentários

Kaik Limenzo disse…
Seu post hj me lembrou um filme chamado "Doce lar" vc ja viu ? Nele mostra q um raio pode sim cair duas veses no mesmo lugar é bem interessante hehehe

PS : Estatistica me persegue ate aqui no seu blog affff!

Postagens mais visitadas deste blog

Chá de camomila é bom para dor de cabeça e algumas outras doenças

Michelangelo, arte e aprendizado

Há dias e há dias