Estranho Demais 18

SuperCash Numbers Repeat Twice in 10 Days (English)

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Bom, é exatamente por isso que existe uma ciência dentro da matemática que se chama Estatística.

Quando dizemos a frase inicial, o que realmente estamos querendo dizer é que a probabilidade de um raio cair duas vezes no mesmo ponto é tão pequena que podemos até dizer que ele nunca cai no mesmo lugar mais que uma vez.

Esta notícia não é sobre um raio, mas sobre um jogo de loteria. Qual é a probabilidade de em duas extrações de uma loteria tipo a Sena, onde saem seis números ao acaso, realizadas em dias diferentes (dez dias depois), saírem os mesmos números? Todos nós diríamos que é impossível, com a mesma certeza sobre o raio que nunca cai duas vezes no mesmo local.

Pois é, mas em Wisconsin, um estado Norte Americano, em 30 de Janeiro de 2006 e 9 de Fevereiro de 2006 os mesmos números saíram! 4 (quatro), 5 (cinco), 10 (dez), 16 (dezesseis), 25 (vinte e cinco) e 29 (vinte e nove). Nessa loteria os números são sorteados entre 1 e 39.

Na primeira vez ninguém acertou os seis números. Na segunda, três pessoas diferentes acertaram e cada um recebeu US$350.000,00 (dólares americanos).

Apesar do que diz a reportagem, entretanto - o que se acredita é que foi um erro de escrita - a probabilidade de isso acontecer é de 1 (uma) em 3.262.623 (mais de três milhões).

É, apesar de sabermos que pode acontecer, podemos dizer que realmente um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. :) Será que podemos mesmo?

Um abraço em vocês. No mesmo lugar!

Para ler mais

Comentários

Anônimo disse…
Seu post hj me lembrou um filme chamado "Doce lar" vc ja viu ? Nele mostra q um raio pode sim cair duas veses no mesmo lugar é bem interessante hehehe

PS : Estatistica me persegue ate aqui no seu blog affff!

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado