Brasil e França

Não escrevi nada sobre a Copa até agora, mas hoje é um dia especial.

Mais uma vez nas copas o Brasil vai encontrar com a França em um jogo. Esse não é um confronto inédito.

Quem não se lembra da final da Copa de 1998 na França quando o Brasil perdeu para realmente o melhor time daquela Copa? 3 a 0 incontestáveis e uma Brasil irreconhecível. Mas Zinedide Zidane (ao lado) e companhia realmente jogaram muito. Precisamos acabar com essa história de sempre querer achar culpados para as coisas de "ruim" que acontecem conosco. Precisamos dar a César o que é de César. A França jogou muito naquele dia. Ponto final.

Entretanto, o confronto de 98 foi precedido por um de 1986. Com os resquícios de uma seleção que foi considerada a melhor seleção de todos os tempos a não ganhar uma copa - a Canarinho de 82 com Telê Santana - o Brasil de Zico, Sócrates, Careca e Casagrande em 86, ainda comandados pelo mestre Telê, caiu nos pênaltis após um empate de 1 a 1 com a França de Michel Platini (ao lado). Esse jogo foi impressionante pela quantidade de pênaltis perdidos por jogadores de alta qualidade. Sócrates, o Doutor, perdeu um pênalti cobrado com um estilo de cobrança que até hoje só vi com ele. Zico perdeu pênalti durante o jogo e Platini também perdeu um nas cobranças finais. Finalmente fomos eliminados por 4 a 3. Era um jogo de Quartas de finais.

Mas esse ainda não foi o primeiro jogo entre "Les Bleues" e os "Canarinhos". Em 1958, na Copa em que o Brasil conquistou seu primeiro título, ganhamos de lavada na semifinal de 5 a 2. Pelé fez "apenas" 3 gols. Os outros dois foram feitos por Vavá e Didi. Um dos da França foi feito por Just Fontaine, o artilheiro daquela copa com 13 gols (recorde de gols em uma única copa). O mesmo placar foi repetido pelo Brasil na final. 5 a 2 contra a Suécia. O primeiro título da série de 5. Até agora.

Hoje, 1º de julho, o Brasil e a França se enfrentam mais uma vez. E mais uma vez pelas Quartas de final. Quanto será o jogo de hoje?

Todos estão falando que é uma revanche pela Copa de 1998 onde perdemos por 3 a 0. Eu, e meu irmão concordamos e achamos que essa é uma revanche pela eliminação em 1986. A final de 1998 foi mais revanche da França pela derrota em 1958 por 5 a 2 (a mesma diferença de gols - 3).

Sendo, portanto, uma revanche de 1986, onde fomos eliminados nos pênaltis, creio que o mesmo se dará hoje. Acho que o jogo terminará empate e sofreremos até o fim, mas sairemos classificados. Naturalmente não é esso meu desejo. Gostaria que ganhássemos de 4 a 1, mas aí já seria demais... :)

De qualquer modo, será um grande jogo. E pra mim tem um gosto especial pois gosto muito da França (e quem me conhece sabe o quanto isso é verdade), mas percebo, mais que nunca que sou Brasileiro acima de tudo. Assim, Brasil, Brasil, Brasil!!!

E, para homenagear o nosso país, duas fotos especiais do meu irmão Hendrick e seu filho queridíssimo Pietro. E quem estava por trás da câmera? Claro, a "mãezonazinha" Dani...

Newton, MA - 28 de maio de 2006
No parque, antes da copa, mas já se preparando.
Ô sorisso lindo!

Newton, MA - 28 de maio de 2006
No mesmo parque.
Um é uma criança.
O outro parece uma.
Quem é quem?

Beijo Bem Brasileiro

Comentários

LUCILA disse…
Oi Tatá...
sem revanches, mas considerando que a França jogou um bolão!!
Fazer o quê?! acho que o brilho da constelação se auto-ofuscou...
beijos e as fotos estão todas lindas e os comentários 10!!
Da fã!
Clarice disse…
Oi Mackenzie, td bem? Infelizmente não foi dessa vez e mais uma vez a França ganhou. Muito lindo seu sobrinho, bjs
Bel disse…
Oi Tatá!
Estou com a impressão enorme que aquilo foi uma pequea compra. Na minha cabeça não tem condição de jogadores e comissão técnica estarem tão apáticos daquela forma.
Mas ao mesmo tempo que isso pode ser uma desculpa para 'explicar' a derrota do Brasil. Aliás, daseleção brasileira porque graças a Deus, nós não somos só futebol apesar de muita gente só lembrar-se desse país maravilhoso de quatro em quatro anos, nós temos muitas outras coisas boas.
Bjos com saudades

Postagens mais visitadas deste blog

Chá de camomila é bom para dor de cabeça e algumas outras doenças

Michelangelo, arte e aprendizado

Duas Flores