Tempo

O tempo é uma das coisas mais interessantes sobre as quais o ser humano pode pensar na vida. Muitas coisas já foram escritas sobre ele. Muitas outras foram pensadas. Mas, quanto mais se pensa parece-se que será preciso ainda mais tempo para pensar sobre ele e se chegar a alguma conclusão.

Não estou aqui para dar respostas sobre o tempo, mas para gastar um pouco do seu com algumas perguntas que, apesar de que para uns poderão parecer perda de tempo e fáceis demais de responder, se quiserem se demorar mais nelas, verão que serão necessários muitos verões para refletirmos sobre as mesmas.

  1. O tempo passa?
  2. Tudo que passa tem velocidade. Se o tempo passa, qual a velocidade com que ele passa?
  3. Velocidade é algo que tem que ser medido com relação a alguma coisa. Um carro a 100Km/h se move nessa velocidade em relação ao chão, imóvel. Se o tempo passa e tem velocidade, em relação a que estamos medindo a velocidade do tempo?
  4. É o tempo que passa ou somos nós que passamos pelo tempo? Ou nenhuma das duas?
Não tenho, e ninguém ainda tem, resposta definitiva sobre essas questões (e sobre muitas outras). São questões que ao buscarmo-las caminhamos, ampliamos o nosso conhecimento. Só que, bem semelhantemente a caminharmos em direção ao horizonte, parece que quanto mais andamos em busca dessas respostas, permanecemos sempre à mesma distância delas.

Ah, coloquei a foto incial em homenagem à Copa do Mundo, num átimo de tempo, congelado pela lente maravilhosa da fotografia que paraliza o que vemos e percebemos e nos revela coisas que dificilmente veríamos a olho nu. Essa é uma foto real tirada dentro de uma partida na copa do mundo. Equador e Costa Rica estavam jogando. Prestem atenção na bola que verão que está escrito nela qual partida está sendo disputada. (Cliquem na figura para ampliá-la).

Pretendo, em breve continuar a conversar e questionar sobre esse assunto. Se tiverem alguma sugestão, comentário ou crítica, por favor, aguardo-os ansiosamente.

Um beijo atemporal em todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado