Música, música e música.

Oito de Fevereiro é um dia especial. Duas pessoas muito importantes comemoram suas datas de nascimento. Meu pai e minha segunda irmã. Parabéns serão cantados duplamente próximo ano.

Neste ano que vem, entretanto, o dia 8 será ainda mais especial e musical. O Grammy, a maior premiação musical do mundo, acontecerá neste dia. Ainda não sei se o espetáculo será transmitido em TV aberta no Brasil, mas creio que quem tem tv a cabo poderá conferir.

Queria aqui apontar alguns dos concorrentes deste ano, destacando alguns que particularmente me chamaram atenção neste ano de 2005.

Concorrendo a Melhor disco do ano, está Mariah Carey (acima), de volta depois do fracasso do filme que fez alguns anos atrás (Glitter) e de alguns não tão bem recebidos cds nos últimos anos. O disco é realmente muito bom (pelo menos ao meu gosto). Chama-se "The Emancipation of Mimi" (ao lado) e tem músicas muito boas mesmo. Aqueles que gostam de Mariah creio que não irão se decepcionar, pois além das costumeiras baladas românticas, tem músicas bem diferentes mas muito agradáveis de se ouvir. Ela ainda concorre em mais sete categorias, quatro das quais com a música "We Belong Together" (Gravação do ano, Música do ano", Melhor performance vocal em R&B e Melhor música R&B), pela música "We Belong Together". Um outra categoria em que ela concorre é a de Melhor performance feminina vocal com a música "It's Like That".

Mariah Carey, juntamente com John Legend e Kanye West são os mais indicados este ano, com oito indicações cada. Seguindo de perto, estão Beyoncé Knowles, 50 Cent e Stevie Wonder com seis indicações cada. Com cinco indicações concorrem Missy Elliott, Alicia Keys, Bruce Springsteen, Gwen Stefani e o U2.

Mais alguns destaques. Sir Paul McCartney (á esquerda), com o lançamento do seu 20º (isso mesmo, vigésimo) álbum após o fim dos Beatles, está concorrendo em quatro categorias com o seu excelente "Chaos and Creation in the Backyard" (capa à direita). Concorre como Melhor disco do ano, Melhor performance vocal pop masculina, Melhor disco pop vocal e o produtor do disco, Nigel Godrich, como Melhor produtor de disco não clássico.

Alguns outros artistas que não podem deixar de ser mencionados e as categorias em que concorrem:
  • Seal - "Walk on by"- Melhor performance vocal Pop
  • Stevie Wonder - "From the bottom of my heart" - Melhor performance vocal Pop
  • Gwen Stefani - "Love. Angel. Music. Baby." - Melhor disco Pop vocal
  • U2 - "How to dismantle an atomic bomb" - Melhor disco de Rock
  • Kitaro - "Scare journey of Ku-Kai Volume 2" - Melhor disco New age
  • Tierney Sutton - "I'm with the band" - Melhor disco vocal de Jazz
  • Laura Pausini - "Escucha" - Melhor disco latino de Pop
  • Trilha sonora do filme "Os Incríveis" - Michael Giacchino
  • Trilha sonora do filme "Guerra nas Estrelas III - A Vingança dos Sith" - Sir John Williams
Bom, ainda teria muitos outros para eu destacar aqui, mas o post ficaria muito maior que já está. Assim, vou falar apenas de mais um. Falo nele por último, mas tão, ou mais importante, quanto os outros. Gilberto Gil.

Ele está concorrendo pela quarta vez ao Grammy - Melhor disco contemporâneo de World Music - pelo seu recente disco baseado no show ao vivo Eletracústico. Gil, que foi homenageado em 2003 no Grammy Latino como Homem do Ano, este ano concorre contra dois discos indianos e dois discos africanos. Não é que vou torcer contra os outros concorrentes, mas como gosto bastante de Gilberto Gil - e sou brasileiro - gostaria muito que ele ganhasse. Acho que ele merece por tudo que já fez por nossa brasilidade e mistura de culturas como só o Brasil sabe fazer.

Espero que possamos compartilhar sempre de tantas boas opções musicais em nossas vidas. O universo é música. Tudo gira em perfeita sincronia. Que venha a sinfonia da vida então.

Beijos em sol maior para todos.

Comentários

Anônimo disse…
Oi Mack, adorei este post, eu sou movida a música...
Estou torcendo por Lennon Legend, eu amo esse dvd, o tenho, e vejo quase todo dia... E claro que torço pelo nosso ministro Gilberto Gil, ele é ótimo...

Beijos
Um ótimo fim de semana
Li
Anônimo disse…
Oba consegui me lembrar do seu fotolog ! Naum q eu tenha esquecido mas naum conseguia lembrar o endereço ! Bom esse cd da Mariah ta bem legal memsu ! Enquanto ao filme ! É uma porcaria memsu ! Ela tentou fazer um guarda costas atual mas naum rolou naum ! Xaudades daqui !!!!!!!!!! Bjam !

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado