Natal 07


Parrachos de Maracajaú
Barra de Maxaranguape/RN

Mais uma vez uma foto que não é de Natal. Entretanto, por ser relativamente perto, é um passeio que quem vai à Capital Potiguar não pode deixar de fazer.

Alguns links relacionados aos Parrachos de Maracajaú e às nossas praias.

Um curiosidade. Não consegui encontrar de maneira alguma a definição de parracho. Tentei dois dicionários e a palavra não consta em nenhum deles. (Por favor, quer tiver o Aurélio dê uma checada pois não consegui consultá-lo). Assim, caso alguém já tenha ouvido da origem e/ou do significado, adoraria ficar sabendo também. :)

Arriscando uma definição diria que parrachos são formações naturais de corais marinhos, a baixas profundidades, que no período de maré baixa tornam-se visíveis formando piscinas naturais próprias para o banho e mergulho.

Quanto a Maracajaú, também não consta dos dicionários... :) Bom, mas pelas minhas buscas, entendi que Maracajaú (apesar de para mim parecer um nome indígena) é o nome de um grupo de afro-descendentes que habitou e ainda habita o Rio Grande do Norte. Mas não tenho certeza dessa interpretação. Encontrei este artigo em PDF onde há uma citação a esse respeito, caso queiram checar para ver se entendi direito.

Bom, é isso. Mesmo sem saberem as origens e os significados exatos das palavras, quem vê os Parrachos de Maracajaú compreende no mesmo momento o que é beleza natural. Não deixem de ir...

Ah, e apesar de hoje ser 1º de Abril, nada do que escrevi é mentira... :)

Comentários

Anônimo disse…
Consultei o Aurélio Tatá e não tem nada sobre parracho, mas acho que faz sentido essa sua definição.

Bjo
Anônimo disse…
Oi...

Não sei se vai ajudar muito, mas morei por 4 anos em Maracajaú e o que pesquisei é que Maracajaú quer dizer Rio dos Maracajás, em Potiguar, ou o lugar onde os gatos maracás bebem água. Parrachos é como os nativos da região chamam as formações de corais.

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado