Agatha Christie e os Fatos

Agatha Christie"Exatamente! Isso é absurdo, improvável, não pode ser! Foi o que eu disse a mim mesmo. Mas, meu amigo, aconteceu. A gente não pode escapar dos fatos."
Agatha Christie (1890 - 1976)

Desde a primeira vez que li os livros de Agatha Christie, me apaixonei. Tanto pelos livros, quanto pelos personagens, quanto por ela. Dos seus um pouco mais de 80 livros, li mais da metade. Devorava-os mesmo quando não estava com fome. Não era leitura o que eu fazia. Era gula. A sua autobiografia bastante considerável é incrível e, como os outros livros, engoli.

Adoro a maneira que ela escreve pois é direta e completamente racional, apesar de ter os seus toques femininos de sentimentalidade, de raiva, de amor. Sempre achei uma boa mistura, apesar de, naturalmente, por serem histórias policiais, quase sempre há assassinato na trama.

Uma de suas frases que eu mais gosto - dita em sua autobiografia - e que explica o porquê de ela ter se casado com arqueólogo é a seguinte:

"Um arqueólogo é o melhor marido que uma mulher pode desejar; quanto mais velha ela fica, mais ele se interessa por ela."

É isso que eu gosto nela. Os fatos estão aí para serem vistos. Nós muitas vezes, apesar de vermos, de termos pessoas nas quais confiamos a nos apontar as características deles, preferimos fugir e dizer que "é absurdo, improvável e que não pode ser", mesmo quando estamos diante deles.

Quantas vezes já nos comportamos assim diante de fatos? Negamos os fatos apenas por acreditarmos que as coisas são como "eu acho que deveriam ser"?

Como não posso dar um abraço de fato, vai o meu abraço virtual a todos vocês.

Comentários

Anônimo disse…
Arrazou...
Nunca li nenhum livro dela.
Na verdade devo ter começado algum e como muita coisa em minha vida não terminei.
Mas quem sabe um dia.
Vim deixar um imenso beijo.
Saudades de suas gargalhadas.
Hoje acordei com a sensação de te-la escutado enquanto eu dormia.
Seria isso real ou somente um sonho??
Seria real ou somente um desejo realizavel??
Não sei.
Mas que eu adoro sua gargalhada... ai eu adoro sim.
Beijo no seu imenso coração.
AMO VC!!!
Anônimo disse…
oi filho.
desesperadamente.sonhei com vc.........que sonho bom .que sonho bom..........sonhei que voltavas dando imensas gargalhadas......serah que rias dos fatos que ai aconteceram ou dos que acontecem aki.
estamos precisando de uma Agatha pra ver as verdades dos fatos pelo nosso Brasil. rsrsrs......
como é bom mesmo ler um livro dela. esta semana assisti a dois filmes nela na tv.
beijos.saudosos.........mainha ruiva
Anônimo disse…
Alô Mackenzie, Li A rainha dos condenados e achei maneiro. Gostei do post sobre essa escritora. Um abraço.
Anônimo disse…
Ei num entendi naum! Mas mamili le alguns livros dela !
Anônimo disse…
Agatha es una escritora excelente!!!! Se las recomiendo ampliamente! Saludos MAckito!
Anônimo disse…
Eu não concordo com a frase: "contra fatos não há argumentos". Primeiro porque se faz necessário se investigar a natureza dos fatos. Se eles são dignos de credibilidade ou não. Outra coisa, é a interpretação dos fatos. De acordo com as crenças de quem analisa determinados fatos, pode-se propor essa ou aquela interpretação deles. Podemos não aceitar, mas é o que realmente acontece. Principalmente nos campos da política e religião, e com certas reservas, na filosofia. Lembremos de que tudo, mas tudo mesmo é relativo, exceto Deus, nosso criador (para alguns cabe contestação).
Um cheiro e um queijo!

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado