Folk + Lore

Folclore, cujo maior estudioso brasileiro foi um Natalense - Câmara Cascudo, é uma palavra que, por incrível que pareça não tem origem no nosso próprio folclore. É um anglicismo, ou seja, o aportuguesamento de uma palavra da língua inglesa. "Folk" significa "Povo" e Lore dentre outras coisas significa "Conhecimento". Assim, Folclore, como todos sabemos, significa "Conhecimento popular".

Gosto da definição dada pela "Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951" de que "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".

Exemplos de Folclore são Trava-línguas, Simpatias, Parlendas, Festas, Brincadeiras (infantis ou não), Lendas, Culinária, etc. Vou dar um exemplo de cada um desses que citei como minha homenagem a esse dia especial (22 de agosto) em que celebramos a nossa tão amada Cultura Popular.

Trava Língua (repita bem rápido algumas vezes :D)
Porco crespo, tôco pretro

Simpatia
  • Para a mulher grávida não sofrer enjôos, ela deve soltar uma baforada na nuca do marido quando ele estiver dormindo, pois assim ela transmite os enjôos para ele durante todo o período de gravidez.
Brincadeira
  • Quem nunca pulou amarelinha ou, pelo menos, não viu alguém pulando?
Parlenda
Dedo Mindinho
Seu vizinho,
Maior de todos
Fura-bolos
Cata-piolhos
(quem sabe o resto?)

Festa
  • Vai me dizer que nunca viu a festa do São João nem nunca pulou fogueira ou soltou fogos?

Lenda
  • Talvez o mais famoso de todos, o Saci-Pererê. Quem nunca ouviu falar dele? Apesar de que, por nome, prefiro o Boitatá. :)
Culinária
  • Ah, agora me deu uma vontade danada de comer uma pamonha quentinha...


Um beijo folclórico em todos!

Comentários

Anônimo disse…
Oi, Mack!
Que simpatia mais doida é esta da mulher grávida, ainda não tinha ouvido falar. Mas como neste mundo tem de tudo. Vivendo e aprendendo.
Beijooooos.
Analeta.
Anônimo disse…
Bom dia amor meu
Dedo Mindinho
Seu vizinho,
Maior de todos
Fura-bolos
Cata-piolhos
.............cade o ratinho daqui? ou
...........cade o docinho daqui?
um grande beijo e ontem foi dia do artista.....
beijos te amo Mainha
Anônimo disse…
Amei você ter lembrado do FOLCLORE, pois como uma estudiosa do assunto e amante do mesmo, tiro meu chapéu, sempre para vc, mais gostaria de acrescentar só uma coisinha, o artesanato também é Folclore, como bonecas de pano, ceramica, rendas...etc
E cada região ou pais tem seu Folclore diferenciado mais sempre mostrando a mesma coisa, a alegria de viver.Xero Kahdynn
Anônimo disse…
Ai, que coisa mais linda da mainha...Beijooos
veloso disse…
Muito bom blog e trabalho valeu !

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado