Ponto de vista

Não é nenhuma novidade que dependendo de onde estivermos, o que veremos é diferente para cada posição que ficarmos. Apesar dessa certeza, muitas vezes nós nos esquecemos disso. Abaixo, por exemplo, é a visão de um Eclipse Solar Total visto da Terra.


Esse eclipse aconteceu em 1999 e foi o último do milênio passado. Mas, e como seria a Terra durante um eclipse solar visto do espaço? A foto abaixo, do mesmo eclipse, mostra o que veríamos caso estivéssemos orbitando o planeta e olhássemos "para baixo".


Fico pensando, ao olhar para essa foto... "Será que, olhando do espaço para a Terra nessa hora em que uma mancha negra começa a surgir "do nada", eu pensaria que a Terra está ficando doente?" Pontos de vista...

Agora, fico ainda mais curioso com um outro detalhe acerca dos pontos de vista. Nós sabemos com certeza que ao olharmos para a mesma coisa física com dois olhares diferentes e de posições diferentes, que isso faz com que vejamos a coisa de maneiras bastante díspares e que nenhuma das duas está errada, são apenas modos diferentes de vê-las. Por que será, então, que quando duas pessoas estão falando sobre a mesma coisa, mas sob pontos de vista diferentes, uma delas (ou ambas) quer sempre convencer que a outra está errado?

Como dizia um amigo meu quando em conversas mais acaloradas: "Bom, sabe de uma coisa, você está certo! E eu não estou errado!"

Entretanto, esse post é só o meu ponto de vista...

Um beijo nas duas bochechas.

Comentários

Bel Medeiros disse…
Que post é esse, Mack?! Me deixou com a cabeça fervilhando de idéias ... me fez pensar sobre os preconceitos, que não deixam de ser pontos de vista, mas que, muitas vezes, levam a pessoa a fazer coisas horrendas. Me fez lembrar o que as pessoas fazem por suas religiões ... aos extremos a que elas chegam. E a legalização do aborto? Todos pontos de vista.
Ponto de vista das coisas materiais é mesmo complicado e dos aspectos sociais, econômicos, culturais ... hum, esses dão um "mói" de discussões.
Bjos nas suas fofinhas bochechas. Isso, é claro, no meu ponto de vista. :-)

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado