Caleidoscópios

Quem nunca brincou ou pelo menos nunca viu um caleidoscópio?

Lembro-me uma vez de estar com meus pais e meus irmãos em um shopping e uma pessoa de uma loja de mágica veio nos mostrar um caleidoscópio e ninguém quis olhar. Eu não sabia o porquê ele queria tanto que olhássemos, mas não olhei. Insisti para que a minha irmã visse e ela acabou olhando. Era de verdade um caleidoscópio, só que a pegadinha era que quando a gente encostava o olho no aparelho, a parte que encostava sujava nosso olho de preto. Nunca esqueci disso pois acabei fazendo a minha irmã se melar sem querer. Bom que estávamos num shopping e ela foi ao banheiro e lavou o rosto logo depois.

Bom, mas calidoscópios são aparelhos muito interessantes e bastante simples de serem feitos. O mais simples consta de três espelhos compridos e estreitos e colados com a face refletora para dentro, envoltos com um tubo de papelão e tampados nas extremidades com dois furinhos em cada lado. Basta colar o olho numa das extremidades e olhar para algum lugar que tenha luminosidade diferente enquanto se gira o aparelho e imagens quase que mágicas se formam em nossa retina.

Nos caleidoscópios mais sofisticados, coloca-se um compartimento em uma das extremidades onde se depositam algumas pedrinhas coloridas que ao serem giradas, formam imagens semelhantes à da foto no início dessa postagem. E eu sempre fui fascinado pela formação dessas imagens...

Estava navegando na internet e encontrei um site onde um programador criou um caleidoscópio virtual em que nós podemos colocar essas pedrinhas e montar imagens como se estivéssemos olhando no furinho do caleidoscópio. Só que o mais interessante é que o caleidoscópio dele pode também ser montado com objetos que se movem ao mesmo tempo em que o caleidoscópio é girado. Sei que parece complicado assim falando, mas se vocês visitarem o site vão ver como é legal. Pena que é pequenino na tela, mas é muito legal para quem tem alguns minutos para viajar nas imagens que se formam...

O site é em inglês, mas não tem muita complicação, pois parece um pouco o programa de pintura do Windows. Basta selecionar o que se quer e começar a desenhar no círculo preto em que tem algo girando. Do lado direito vai aparecer a figura "caleidoscopal" sendo formada. A figura abaixo mostra o site e clicando nela você visita o site para poder testar o caleidoscópio. Clique. Vale a pena.



Um abraço multifacetado em todos.

Comentários

Maria João disse…
é muito giro!!!!
e intressante !!!!
foi engraçada essa partidinha!!!

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado