Disfarce e Auto-conhecimento

Pastor se disfarça de mendigo para dar "lição" a fiéis
Para que o texto não fique completamente sem sentido se você não leu a história acima, aqui está um pequeniníssimo resumo. O Reverendo Derek Rigby - na Irlanda do Norte - se disfarçou de mendigo e entrou em sua igreja assim fantasiado para ver qual a seria a reação dos seus paroquianos ao se depararem com essa situação.
É muito valiosa essa idéia de passarmos por situações inusitadas para podermos perceber como realmente somos, sem máscaras e sem subterfúgios. É em situações assim que podemos verdadeiramente nos conhecer melhor.

Analisarmos nossas ações e reações diárias às mais variadas situações que vivemos no dia-a-dia nos dá uma boa medida de o quanto eu ainda preciso melhorar. E isso não é com relação ao que essa ou aquela pessoa acha que eu devo melhorar, mas em relação a mim mesmo. Por exemplo: se eu estou em dúvida se uma ação que eu tomei é prejudicial ou não, pensemos no que nós acharíamos se uma outra pessoa - alguém com quem eu não me dou bem, por exemplo - fizesse a mesma coisa. Será que eu a aprovaria? Ou será que a desaprovaria? Será que eu aprovaria, mas com reservas? Então, porque eu estou fazendo ou não estou fazendo tal coisa?
Esse é um dos métodos mais seguros para que possamos aprender um pouco mais de nós mesmos - convivendo com os outros e aprendendo com todos eles a como melhor nos relacionarmos conosco mesmos e com eles, já que se eles são os outros para mim, preciso lembrar sempre que eu faço parte dos outros para eles.
No dia em que verdadeiramente começarmos a olhar o mundo além dos nossos próprios umbigos, observando nossa vida de um ponto de vista menos egocêntrico, certamente passaremos a viver mais e mais felizes também.

Ao reverendo que provocou essas reflexões, só posso desejar que Deus o abençoe ainda mais, pois é com gente assim que podemos mais e mais aprendermos a nos modificar para melhor e, como conseqüência, transformar o mundo num lugar cada vez mais agradável e feliz de se viver.
Um grande e amoroso abraço em todos.
Para saber mais
História original em inglês
História original em inglês
Comentários
Que bela lição deste Pastor para seus fieis e consequentemente para nós todos.
Pois é muito facil sermos bons e carinhosos com pessoas que compartilham o nossas mesmas ideias.
Mas na hora de colocar a mão na massa!
A tolerância, a caridade.
Até quando vamos ficar olhando o cisco no olho do outro e não retiramos o nosso.
Obrigado pela história e a reflexão
Um grande abraço
Aniña
AFRÂNIO CARVALHO
NITERÓI- RJ
POESIAS E SEUS CONTOS
É SÓ PESQUIZAR NO GOOGLE,
Grande abraço,
Dudu