Gelo e neve no Kilimanjaro

Monte Kilimanjaro
(fotos em 1993 e 2000)


Terminei de ler faz alguns minutos o conto de Ernest Hemingway "The Snows of the Kilimanjaro" escrito e publicado por volta de 1938. O título em português desse conto é "As neves do Kilimanjaro" para quem quiser depois desfrutar de um belo pedaço de literatura universal.

Não vou falar agora sobre o conto, mas gostaria de fazer uma chamada à nossa consciência.

As duas fotos do início do post são do monte Kilimanjaro de que ele fala no conto. O monte fica na fronteira da Tanzânia com o Kênia e hoje, por causa do aquecimento global, já não mais ostenta as mesmas neves que Hemingway viu quando escreveu o conto. Na verdade, podemos ver uma grande diferença em apenas sete anos (1993 e 2000) quando as fotos acima foram tiradas pelos satélites da NASA. A foto ao lado é uma visão mais do ponto de vista de quem está perto e provavelmente é como o autor viu o monte quando por lá esteve (foto tirada em 1995).

O quanto nós sabemos sobre o aquecimento global? O que temos feito a respeito? Será que a gente pode fazer algo? Se sim, o que?

Não é uma tarefa fácil responder essas questões, mas se pelo menos tentarmos - e com tentarmos digo, nos informarmos, conhecer um pouco mais o problema e falarmos sobre ele - creio que podemos ajudar futuros montes a morrerem de velhice e não por problemas de descuido nosso com nós mesmos e, em larga escala, com a natureza.

Um beijo verde e branco em todos.


Comentários

Anônimo disse…
olá filho querido
esta semana vi uma reportagem sobre esse assunto.
não demora muito e o gelo acaba de verdade.....
É uma pena..
a nossa amazonia dia a dia vai indo tambem.
beijos
te amo
Anônimo disse…
Como sempre, palavras muito pertinentes. bjo!!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado