A certeza de não ter certeza

A certeza de não ter certeza

Supostamente uma foto antiga de Natal superposta com os números 31, 50 e 19 em 3D e semitransparentes

31 para 50

Ao olharmos para esses números e fazermos contas com eles, podemos ter 19. Isso, entretanto, acontecerá apenas se usarmos os números sem unidades e subtrairmos os dois.

Ao colocarmos unidades, não só o 19 pode não fazer sentido, quanto pode desaparecer completamente da história.

Caso 1) Suponhamos que ambos os números se refiram a uma coleção de discos. A pessoa tem 31 discos de um cantor e o artista tem 50 discos. Assim, faltariam 19 discos para completar a coleção.

Caso 2) 31 bananas e 50 pessoas. Cada pessoa poderá comer um pouco mais de meia banana e o número 19 nem entra na conta, pois dividindo 31 por 50 teremos 0.62 de banana para cada pessoa.

Caso 3) 31 dias e 50 anos. Pode ser, por exemplo, que esteja faltando 31 dias para alguém completar 50 anos, ou seja, o número 19 também desaparece completamente da conta...

E quico, como diriam alguns?

Não sei exatamente, mas, refletindo sobre isso me pego pensando que caso esses 31 dias para 50 anos tenham caído – 50 anos atrás – em um mês de 31 dias (março, por exemplo), isso significa que exatamente nesse dia faltava um mês para o bebê chegar ao mundo; e os pais não sabiam disso ainda. Na verdade, ninguém sabia disso. Afinal de contas, o futuro, como diz o ditado, a Deus pertence. Eles não sabiam quando ele iria chegar e também, naturalmente, não sabiam se o bebê conseguiria chegar aos 50.

Na verdade, hoje, caso a pessoa ainda não tenha chegado aos 50, pode até ser que nem chegue. E essa é uma das belezas da vida. A certeza de não ter certeza. Isso, quando observado com o olhar da imortalidade, nos dá a possibilidade ainda maior de enxergar cada dia, cada hora, cada minuto como uma maravilha a ser vivida e aproveitada no bem. No bem viver, no bem fazer.

Só sabemos o que sabemos e quando projetamos o que queremos e desejamos, não sabemos o quão perto ou longe estamos de o alcançar. Entretanto, é planejando e seguindo com a vida da melhor maneira, que podemos chegar na meta final, ou, claro, de repente, sermos interrompidos.

Imprevistos acontecem? Certamente. Os prevenidos, se preparam da melhor maneira para isso. Só que muitas coisas estão fora do controle e é preciso aprender a lidar com essa verdade e seguir adiante, tirando daí lições e aprendizados.

Hoje, certamente, para alguém neste mundo, faltam 31 dias, um mês para que esse alguém complete meio século de vida. Um dia ele já teve 19 e, na juventude dos 19, nem imaginava quem seria e nem como seria quando chegasse aos 50. Na verdade, hoje ainda não sabe. Pode ter uma boa ideia, mas certeza mesmo? Não.

Apesar disso, ele, ou ela, ou eles, sabem que hoje, pelo menos hoje, estão vivos e desejam algo. Torço para que esse, ou esses, desejo seja de algo bom, não apenas para ele/ela/eles, mas para todos, pois tudo que se faz – mesmo que pouco – afeta todos ao redor – mesmo que pouco.

Meu desejo é que eu possa, um dia, chegar aos 50 e quando lá chegar, possa estar com família, com amigos, com colegas, pois, apesar de gostar de coisas – como todos gostamos – o que seria da vida se não tivéssemos com quem compartilhar quem somos – e também – o que temos com outros serem com quem compartilhamos nossas vidas, nossos sonhos.

Assim, parabéns aos pais que, 31 dias antes de seu filho nascer – e sem saber disso – mantiveram a coragem, enfrentando o medo, de, mesmo sem saber o que os aguardava para o futuro que se aproximava, se prepararam e deram de si o melhor para aquele que seria uma pessoa que um dia completaria, daí a 31 dias e 50 anos, 50 anos de idade.

Parabéns a todos os pais e mães pelo amor. Parabéns ao meu pai e à minha mãe pelo amor que me deram e dão sempre. E parabéns a todos que em 31 dias, farão aniversário (não apenas de 50 anos). Afinal de contas, os maiores parabéns, não são pelo dia em que completaremos uma idade precisa, mas por estarmos hoje, vivos e completando mais um dia de vida.

É que o dia de hoje merece ser sempre celebrado já que o amanhã nos puxa para ele e nele esperançamos, queremos e desejamos chegar pode não chegar para nós. É, pode ser que não cheguemos nele, mas a beleza da vida é que ele certamente chegará.

Vivamos e celebremos o hoje, lembrando de quem fomos, de onde viemos e até onde já chegamos, jornadeando para chegarmos no amanhã tão ou mais felizes do que já somos agora.


 Mackenzie Melo
27 março 24


P.s.1: me dei conta que 19 e 31 são números primos. O que isso tem a ver com o texto? Nada. Só uma informação extra mesmo.

P.s.2: não tenho certeza, mas acho que você leu até aqui só para ver se eu iria adicionar algo importante. Acertei?

P.s.3: é irresistível ler os p.ss. não é? Certeza!

P.s.4: Com exceção de você, lendo até o fim, não tem nada mais de importante a ser dito. Só sentido. Obrigado.😊

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado