X

X


A letra x é interessante.

Serve na matemática para indicar a indefinição.

No português, tem sons diferentes, a depender da palavra, mas também depende da pessoa que a pronúncia. Em sexta, por exemplo, para mim, a letra tem o som de Ch, mas para muitos mineiros tem o som de s. Em exata, tem som de Z.

Em inglês, uma curiosidade interessante para mim é a inexatidão com que ela pode ser interpretada. Como na incógnita da matemática, em The X-Files, Os Arquivos X, aqueles que ninguém consegue explicar. Mas também, devido à pronúncia, X se pronúncia como Ex e tem o mesmo sentido que em português, como em The X-Men, que pode ser entendido também como Os Ex-Humanos...

Tudo na vida tem curiosidade, basta querermos saber um pouco mais e prestar atenção às coisas. Depois, é se perguntar e ir em busca de respostas, sem se satisfazer apenas com as obviedades que encontramos à primeira vista.

Talvez tenha sido por isso e ainda seja por isso que eu amei e continuo amando The X Files, Arquivo X, a série que fez história nos anos 90, mais precisamente em 93 quando estreou e eu contava, na época com 19 anos. 

Engraçado. Só agora me dei conta que o 19 apareceu no primeiro texto. E juro que realmente não tinha pensado nisso.

Recentemente, há coisa de duas semanas recomecei a assistir à série e, apesar de ver como está datada em alguns aspectos, continua sendo uma grande série, com grandes interpretações e histórias incríveis, que nos fazer nos perguntar sobre o que realmente sabemos e conhecemos do mundo. 

E o X? O X de hoje é duplamente 29. Talvez nalgum dos textos eu fale sobre isso, mas talvez nem precise pois imagino que muitos já sabem o porquê. 

O X também marca o ponto onde achamos o tesouro.

O tesouro da vida, enquanto para uns é uma incógnita, para mim também é. Só que eu tenho certeza que, mesmo incógnito, esse tesouro está onde está o nosso coração.

Que nosso coração, saudável ou já meio surrado, posso continuar amando, para que quando virmos o X e encontrarmos e desenterrarmos nosso baú fiquemos felizes com o que de lá sair.

Um x-abraço apertado!

Mackenzie Melo
29 mar 2024

P.s.1: x-galinha é o meu preferido.
P.s.2: x também é usado para indicar queijo, em inglês.
P.s.3: X Marks the Spot é o nome não oficial do primeiro episódio de Arquivo X. E Mulder, realmente, durante o primeiro episódio marca o chão com um x.
P.s.4: x também indica a abreviação de Christ, Cristo, em inglês, daí x-mas ou Christmas.
P.s.X: tá bom de PS por hoje. 😄

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado