Natural
Esse conceito de naturalidade é interessante e pode nos levar a diversas considerações. Inclusive considerações filosóficas sérias para a nossa vida ou para como nos comportamos diante das coisas da nossa vida.
Temos uma "mania" de quando falamos sobre defeitos nossos, nos referirmos a eles como "naturais". Mas, pergunto: o que é que temos querido dizer com isso? Explico melhor. Uma menina, por exemplo, está muito chateada com um rapaz. É que ele ficou de apanhá-la às 5 horas e só chegou às 6 e não avisou. Quando ele chega fala pra ela: "Você já sabia, eu sou assim mesmo. É natural". Bom, sei que podia ter usado um exemplo melhor, mas foi o que consegui. E creio que vocês perceberam o que quis dizer.
Mas não só quando falamos sobre defeitos nossos dizemos que é natural. Quando falamos sobre defeitos dos outros ou sobre situações do dia-a-dia acabamos fazendo o mesmo tipo de comentário. "É natural".
Mas, será que acreditamos mesmo nisso? Ou, melhor, será que realmente é natural? Ou será que somos nós que queremos que as coisas permaneçam do mesmo modo?
Agora, será que com outras coisas fazemos isso? Com a nossa vida emocional, por exemplo? Ou com os problemas da nossa sociedade? Ou com os problemas familiares e de relacionamento? Será que temos ligado os nossos condicionadores de ar para refrescarmos o calor dos problemas ou será que temos repetido sempre a batida expressão "é natural" e deixado os problemas pra lá?
Assim, não é que não possamos dizer a frase, mas é a nossa atitude após o dizer a frase que nos mostra quem realmente somos. O que temos feito para resolver nossos problemas? Esperado? Esperado pelo que? Deixado pra depois? Depois pra quando?
Representação gráfica do Inferno como descrito por Dante |
Temos que começar. Na verdade, já deveríamos ter começado se é que ainda não começamos, pois estamos atrasados. A Idade Média já atrasou em muito a nossa evolução, para que nós, como indivíduos fiquemos parados em problemas que parecem ser insuperáveis. Era nessa época que as pessoas diziam: "Ah isso é natural" e não fazia nada para mudar a situação. Assim, quem fica parado no tempo, achando que tudo que tinha que acontecer já aconteceu e que não pode mudar nada pois os "de cima", ou os que têm dinheiro, é que têm o poder de mudar algo, ainda vivem na Idade Média. Renasçamos, como já o fizemos no passado.
Mona Lisa uma das obras primas de Leonardo Da Vinci. |
Sir Isaac Newton, talvez o maior cientista, filósofo, matemático, físico, de todos os tempos! |
Como disse Bertolt Brecht (1898-1956 - Teatrólogo e poeta alemão):
"Nós vos pedimos com insistência:Não somos imutáveis. As situações do mundo não são imutáveis. Imutável só a Divindade. Ela é perfeita. Nós não. Nós somos perfectíveis. Crescemos, evoluímos. Sempre. Assim, não digamos "É natural". Mas, se dissermos, complementemo-la. "É natural, mas o que posso fazer para modificar a situação?"
Não digam nunca:
Isso é natural!
Diante dos acontecimentos de cada dia
Numa época em que reina a confusão
Em que corre o sangue
Em que o arbítrio tem força de lei
Em que a humanidade se desumaniza
Não digam nunca:
Isso é natural!
Para que nada possa ser imutável!"
Oremos e ajamos em busca de cada vez mais sermos pessoas melhores, ajudando assim o mundo a ser um local ainda melhor e mais bonito de se viver.
Comentários