Carona

Efeito Corona no Sol

Peguei uma carona nessa foto e viajei... Além disso vou aproveitar para tornar o post informativo também...

A foto que vocês vêem é do nosso sol. Foi tirada com uma lente extremamente precisa que capta luz ultravioleta. Os arcos que vocês vêem é o efeito "Corona". Corona pode ser descrita como a atmosfera luminosa do sol, ou seja, o que para nós é o oxigênio e as diversas camadas de atmosfera (Ionosfra, Troposfera, etc) a na atmosfera solar é considerado de Corona.

Uma outra coisa que queria falar é sobre plasma. Creio que pouca gente sabe o que é plasma. Aprendemos na escola que a matéria tem três estados: sólido, líqüido e gasoso. Só que não nos é dito que existe pelo menos mais um outro estado e que, na verdade, ele é o estado em que se encontra mais matéria no universo. Esse estado é o PLASMA.

Na Terra não o encontramos com tanta freqüência pois o planeta é muito frio para isso. O Plasma é difícil de ser descrito, mas temos exemplos na terra. Quando um raio cai numa tempestade, o que vemos é plasma, temparaturas altíssimas que transformam o gás em plasma. É difícil de descrever, mas quando temos gelo, é água sólida. Derretemos o gelo e ele fica llíquida. Depois, esquentamos a água acima de 100 graus e ela vira vapor. Se continuarmos esquentando o vapor de água acima de 900 graus célsius, ele se torna plasma.

Alguns exemplos de plasma é quando acendemos uma lâmpada fluorescente ou um daqueles letreiros de neon. É o plasma que brilha nesses equipamentos.

Disse no começo que o plasma é o tipo de matéria mais comum. Os cientistas afirmam que do nosso universo visível, o plasma é responsável por 99% da matéria do universo. Todas as estrelas são plasma. E como as estrelas são as maiores massas do universo... O Plasma está bem aqui ao nossos olhos. O nosso sol é puro plasma.

Voltando à nossa imagem lá em cima, o que achei mais impressionante é que o arco que a gente vê na foto, da superfície do Sol, é 30 vezes maior que o diâmetro da Terra.

Ah, como somos pequenos. E tantas vezes nos achamos tão especiais... Abaixo o orgulho e viva o Universo grandioso mas humilde!

Comentários

Anônimo disse…
O espirito é feito de plasma neh ?
Gostei bastante desse informativo, ja pensou em escrver um livro ja ?heheh Vc é formado em

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado