CNN.com - União Européia estuda o banimento do Símbolo Nazista (suástica) - Jan 17, 2005

UOL.com - Fantasia do príncipe Harry traz à tona histórias entre realeza e nazismo - 14/01/2005

CNN.com - União Européia estuda o banimento do Símbolo Nazista (suástica) - Jan 17, 2005 (Em Inglês)
Olá.
Em um determinado momento do filme Homem Aranha, o tio de Peter Parker, Ben, diz a ele: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades!". Esta frase foi escrita muito tempo atrás por um homem chamado Stan Lee, o criador do Homem Aranha, do Hulk, do Quarteto Fantástico, dos X-men, dentre outros heróis e vilões clássicos. Creio que ele jamais imaginaria o quanto a sua frase iria fazer a gente pensar sobre o que fazemos com a nossa própria vida.
Todos nós temos responsabilidades. Pequenas ou grandes, mas são responsabilidades. E, sendo responsabilidades, elas podem ser pequenas e grandes ao mesmo tempo. Podem ser pequenas para as pessoas lá fora, que não são afetadas pelo que tenho que fazer, mas grandes para os que dependem daquilo que estou fazendo agora. Como diria Einstein, tudo é relativo, menos a velocidade da luz.
Entretanto algumas atitudes, mesmo aparentemente sem nenhum conteúdo de responsabilidade, quando tomadas por pessoas que tem "grandes poderes", podem se tornar de um responsabilidade imensa. Tão grande que é até difícil medir.
Quando o príncipe britânico Harry foi a uma festa à fantasia (na foto acima vemos a foto dele fantasiado na capa de um jornal britânico), usando o símbolo dos nazistas em seu braço, imagino que ele jamais pensou que esse fato ia dar tanto o que falar. Foi chamado até de "idiota real" por comentaristas alemães.
Votou-se à tona, por esse fato, a discussão proposta pela União européia de querer banir o símbolo nazista de toda a europa. Na Alemanha a utilização do símbolo já não é permitida há algum tempo. Muitos temem que a proibição possa ser ruim por causa da liberdade de expressão. As discussões ainda vão longe.
Percebemos entretanto que se uma outra pessoa qualquer, desconhecida, tivesse utilizado o símbolo em seu braço em uma festa qualquer, essa discussão por certo não estaria sendo levantada agora.
Assim, o que quis levantar aqui foram dois pontos que a meu ver são muito importantes. Podemos fazer sempre o que quisermos, entretanto a toda ação existirá uma reação conseqüente. E quanto maior for o "meu poder" maior será a minha responsabilidade pelas conseqüências geradas pela minha atitude.
A outra é que sempre que tivermos a oportunidade de falarmos contra todos os tipos de racismo, discriminação, separação de raças, sexos, cor, religião, devemos sempre botar a boca no trombone, pois isso é coisa que já devia ter ficado para trás há muito tempo e ainda hoje vemos por aí em nossas vidas.
Saiamos por aí aumentando nossa teia de amizade e solidariedade.
Um grande abraço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado