A Arte Secreta de Michelangelo

Brazilian doctors uncover 'Michelangelo code' - Boston.com - Latin America/Caribbean - News

Muitas vezes eu já disse aqui no blog que "há mais coisas entre o Céu e a Terra..." Essa é uma das frases mais famosas escritas por Shakespeare! E talvez nenhuma outra frase precise ser tão repetida quanto essa, seja hoje, seja no futuro!

Interessante que dessa vez cabe a dois brasileiros nos fazerem ficar de queixos caídos com algumas de suas descobertas!

Certamente muitos não conhecem a face de Michelangelo Buonarotti por isso coloco-o aqui ao lado. Mas sei que o nome pelo menos é conhecido, nem que seja apenas porque era o nome de uma das Tartarugas Ninjas! :) Bom, mas bem antes de uma tartaruga ficar famosa usando seu nome, Michelangelo já era famoso suficiente por suas pinturas (clique para ver "A Criação de Adão" em uma nova janela) e esculturas (clique para ver a "Pietá" em uma nova janela).



Harmonia nunca faltou em suas obras. E por isso mesmo sua fama é impressionante. Agora, Michelangelo ficará mais famoso (se é que é possível), pois dois brasileiros estão se encarregando de deixar-nos ainda mais impressionados com o trabalho do artista. Gilson Barreto e Marcelo Ganzarolli De Oliveira escreveram o livro que deu título a este post "A Arte Secreta De Michelangelo". [Ao lado a escultura de David. Preste atenção na mulher ao lado para ter uma idéia do tamanho da estátua. Clique na foto para vê-la maior]

E, além da lição de arte e do deleite visual, o livro servirá também para os amantes de anatomia. Mas não apenas pelas perfeitas curvas desenhadas e pintadas pelo artista, mas sim pelos detalhes ocultos em sua obra.

Lentamente analisados, os dois autores encontraram 34 detalhes de anatomia humana escondidos nos 38 painéis da pintura da Capela Sistina feita por Michelangelo aproximadamente 500 anos atrás. Vemos na primeira figura deste post a semelhança do coração humano com a parte final de um dos tecidos desenhados por ele.

Apesar das descobertas fascinantes, os médicos brasileiros autores do livro, entretanto, não foram os primeiros a enxergarem possíveis partes do corpo humano na obra de Michelangelo. Um médico americano, Frank Meshberger, viu, 15 anos atrás, a representação da metade do cérebro humano na porção da pintura que representa a criação de Adão junto com os Anjos que o circulam. O americano falou na época que "Michelangelo estava igualando o presente de Deus a Adão - a alma - com o divino presente da inteligência para a humanidade".

Num período de mudança em sua vida, enquanto empacotava as coisas de sua escrivaninha, Barreto conheceu a teoria do médico. Então, disse a si mesmo: "Se tem um cérebro [nas pinturas], Michelangelo certamente não pintou apenas ele. Devem existir outras [partes do corpo]".

Gigantesco deve ter sido o trabalho de Michelangelo para concluir as pinturas. Talvez seja por essas pinturas dentro da pintura que ele tenha demorado quatro anos para pintar o teto da Capela Sistina e mais sete para terminá-la por completo.

E o livro dos brasileiros está aí há mais de um ano e já vendeu mais de 50 mil cópias apenas no Brasil. Eles agora estão procurando fazer a tradução da obra para o inglês e para o espanhol. Além disso pretendem também fazer um acordo para vendê-lo em Portugal.

Logo espero poder ver esse livro para poder analisar por mim mesmo as impressões e as imagens que ele viu! E se realmente for verdade, imaginemos o quanto outros artistas menos famosos não colocaram em suas obras e que nunca irão ser descobertas...

O nosso olho deve ficar sempre bem aberto! Quem sabe nesse texto aqui não tem algo assim!? :)

Beijos. Uma outra novidade apenas relatarei rapidamente outro tempo. Inté!

Comentários

Anônimo disse…
el "David" es la obra más grande para mí de Miguel Ángel, Mack. Me fascina verlo por horas!.
Anônimo disse…
M
I
C
H
E
L
A
N
G
E
L
O.
O mundo criado por Deus dentro de cada um de nós é interessantíssimo N'Ele mesmo. Digo isto pq o que o grande artista retratou é muito do mundo que havia dentro de si. Quantas maravilhas haverá então dentro daquele que é comprometido com o que há de melhor neste paraíso. Nos espantamos com a proeza de Michelangelo mas não com a sua inspiração "divina".
Parabéns pelo post.
Bom dia.

Sibéria

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado