Índio

Ontem foi dia 18.

Hoje é o dia do Índio. Quer dizer, não é mais. Hoje se chama Dia dos Povos Indígenas. 

Parte do mural Etnias, de Eduardo Kobra

Tudo no mundo muda. Há dias que estamos vivos e outros, mortos. De fome inclusive.

Amor de índio - Beto Guedes

Há momentos de nascer e hoje é o dia do aniversário de uma das minhas evangelizadoras. É assim que, no Espiritismo, chamamos as mulheres que, professoras, nos mostram os conceitos cristãos dentro das casas/grupos espíritas ao redor do mundo.

Tia Sandra, do coração. Duas coisas marcam, em mim, sua vida. O Pensar e o Ensinar. Ambos sempre sorrindo e fazendo sorrir, o que tornam essas tarefas um deleite.

Tia Sandra Borba

Imediatamente, na lembrança do nascimento dela, entretanto, vem uma outra. Só que de uma partida.

Há momentos de ir, não é, Tia Alba Tavares? Também minha evangelizadora. Também marcante. Presença forte, firme e doce!

Tia Alba Tavares

Aniversário de chegada e de partida. 

Mudança. 

Dia de comemoração e saudade. Aqui e acolá. 

Coração jubiloso, cheio de amor, esperança e muita gratidão por todos os evangelizadores que passaram pela minha vida, aqui representados por essas duas mulheres ímpares e impactantes!

No dia da celebração da diversidade daqueles que foram os primeiros habitantes das terras onde nasceram originalmente, agradeço profundamente a todos os ensinamentos passados e presentes. Passados não apenas pela voz, leituras e livros, mas principalmente pelo exemplo de vida de todos que me ajudaram a me formar e a ser quem eu batalho para ser, no presente.

Obrigado às Tias e aos Tios evangelizadores, mas também a todos os meus professores. De qualquer escola, de qualquer lugar do mundo. Do ontem, do hoje e do amanhã!

Sem eles, o que seria de nós?

Sem elas, o que seria das profissões?

Sem elas, eles, todos, o que seria de mim...

Mackenzie Melo
19 de Abril 2024

P.s.1: claro que lembrei de muitos outros nomes, mas senti que se colocar algum outro, muitos outros vão faltar, então ficaram "apenas" elas duas como representantes da imensa lista que mora dentro de mim.
P.s.2: só depois de postar, fazendo algumas correções, é que me dei conta que hoje durante o dia ouvi Amor de Índio de Beto Guedes e não liguei ao fato de hoje ser o dia dos povos Indígenas. Então voltei e adicionei a música.
P.s.3: e adicionei esses dois P.s.s finais. 😁

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado