Reli

Homem de óculos, com cabelos e barbas grisalhos, sentado no meio da imagem, visto de meia altura, lendo um livro de capa dura e vermelha. O chão é um mosaico de capas de livros e revistas diversos.

Ler é algo que faço desde cedo.

Claro que precisaria perguntar à minha mãe e a meu pai desde quando meu interesse surgiu, mas sei que foi cedo. E certamente eles têm muito a ver com isso. 

Naturalmente não lembro qual foi o primeiro livro que li, mas lembro de alguns que me marcaram por alguns motivos diferentes.

Em Recife, de férias na casa de minha Vozinha e Tia Arlete, lembro de Fernão Capelo Gaivota. Eu devia ter uns 10 anos. Também teria que perguntar.

Lembro, claro, de quadrinhos. Muitos. Tex me marcou com a história El Muerto. Há alguns anos perguntei a Painho se ele se lembrava de ter me indicado ler e de ter me dito que era uma das melhores histórias que ele tinha lido. Ele me falou que não. Interessante como memórias funcionam em diferentes pessoas...

Adorava ler fotonovelas em revistas semanais de fofocas... :) Lia todas que achava.

Amava ler as histórias em livros de bolso, ou bolsilivros, de Brigitte Montfort, 77z e algumas de faroeste e FBI. Acho que li centenas deles...

Ah, e claro que não posso deixar de falar de Agatha Christie e Isaac Asimov. Talvez meus dois autores favoritos de todos os tempos.

Por último, mas não menos importante - diria até que seja a literatura mais importante da minha vida - a leitura religiosa/filosófica/científica do Espiritismo. Vários livros me marcaram, por diversos motivos diferentes. Cito apenas dois por falta de tempo para escrever mais. Bairro dos Estranhos, de Wilson Frungilo Jr, que comecei e só parei quando terminei, varando a noite e a madrugada, sem conseguir largar. E Paulo e Estevão, que lembro de ler e chorar escondido no ônibus circular da UFRN ao retornar de aulas noturnas...

Hoje estou relendo, ou melhor, estudando Paulo e Estevão no Cantinho de Luz com amigos e companheiros de Doutrina Espírita. Recomendo a leitura. E a releitura também.

Já li e reli muitas coisas na vida. Cada vez que faço isso, sei e reconheço que já li, mas ao mesmo tempo, parece que estou lendo certas passagens pela primeira vez. Sei que é assim para a maioria das pessoas. O que acho fascinante nessa experiência é que mesmo lendo a mesma coisa, parece que estamos lendo outra coisa, pois, como já não somos os mesmos de quando lemos pela primeira vez, nossos olhos, nossa compreensão, nosso entendimento já é outro.

Assim, com coisas que considero importantes, procuro sempre reler pelo menos partes, para lembrar, relembrar, aprender, reaprender...

Assim, eu li El Muerto quando bem jovem. E reli quando já bem mais velho.

Eu li Fernão. E o reli. 

Li Paulo e Estevão. Reli.

Gião.

Espero continuar. Lendo, relendo e praticando.

Mackenzie Melo
02 abril 2024

P.s.1: parece tão injusto escrever sobre leitura e deixar tanta coisa de fora, mas, fazer o que... Até porque se for pra falar sobre o que já li, teria que falar sobre bulas de remédios, rótulos de produtos...

P.s.2: o último livro que terminei de ler, hoje mesmo, foi A Parábola do Semeador, de Octavia Butler. Duro, mas muito bom. Distopia e Religiosidade.

P.s.3: amanhã começo o último da duologia, A Parábola dos Talentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Beati pauperes spiritu quoniam ipsorum est regnum caelorum"

Mouse Aquático

Michelangelo, arte e aprendizado